sábado, 22 de janeiro de 2011

FORNERIA QUINTANO


Esta é uma oração ao tempo. Tudo nesta resenha se trata de minutos, horas, dias, semanas, meses. Seu Roque Gourmet chega à Forneria Quintano três dias após a reinauguração do estabelecimento amadeirado em uma esquina do Parque Cruz Aguiar, no Rio Vermelho. Três garçons estão na porta conversando à espera de clientes. Já passa das 19h e a fome é um elemento a se considerar nessa crônica sobre espaço-tempo. 
O  pedido mais coerente diante da urgência estomacal é por bruschetta, aquele tira-gosto que nunca tem receita definida e cujo único consenso entre os restaurantes é de que deve ter pão (não necessariamente um padrão, já que alguns servem um bolinho macio e saboroso, enquanto outros se resumem a reciclar a torrada seca do couvert anterior). O pedido de entrada fora acompanhado por um chopp, servido na mesa quatro minutos depois. Mais dez minutos e pratos e talheres posicionados.
Neste intervalo, aquele papo para ludibriar a produção de suco gástrico. Os garçons também conversam, já que a chegada de clientes em um sábado à noite parece não ser a vocação da casa. Noite de sábado na Forneria Quintano é mais ou menos como segunda-feira na Câmara dos Deputados: desabitada como um feriado nacional. Trinta e cinco minutos depois, tomamos a liberdade de interromper o papo dos garçons para, assim, delicadamente, sem ofensas, lembrar que as entradas não tinham sido encomendadas para os nossos netos e que os corpos dessa encarnação ainda precisavam ser alimentados. 
Três minutos em seguida, o garçom informa que também reclamou com a cozinha e que "estava saindo". E assim, 57 minutos depois de uma ingênua solicitação, os seis pedaços de pão desembarcam na mesa. E eles não valeriam mais do que 60 segundos de espera. São torradas embebidas em azeite cobertas por tomates picados, úmidos, quase em pasta, sem qualquer sabor e a mínima inspiração.
Depois de pagar quase 30 reais por esse fiasco em forma de couvert, ainda dá pra ouvir: desculpe qualquer coisa, volte sempre. Não é um plano para os próximos anos. Talvez, nunca mais.

COTAÇÕES
Atendimento: @@
Preço: @@@@
Sabor: @
Localização: @@@
Ambiente: @@

FORNERIA QUINTANO
Rua Ilhéus, 241, Rio Vermelho
Fone: (71) 3335-3040

Nenhum comentário:

Postar um comentário